Login

Pesquisar >>
525 dissertações foram encontradas.

Nome - Título
CLARINDO ALVES DE CASTRO - Educação para líderes comunitários: Reprodução ideológica ou democratização das políticas de segurança pública?
Abner Alves Borges Faria - Aprendizagem profissional da docência para a inclusão.
Adair Purcena Guimarães - Avaliação da aprendizagem: um estudo das concepções e práticas de professores de Língua Portuguesa.
Adelice Alves da Conceição - O ensino da língua escrita na escola primária de Mato Grosso (1927-1952): enunciados oficiais e memórias de professores.
Admilson Mário de Assunção - Narrativas Silenciadas
Ádria Maria Ribeiro Rodrigues - O silêncio e a transgressão: contribuições das narrativas de uma menina e de um menino com trajetórias marcadas pelo insucesso na leitura e na escrita.
Adriana Tomasoni - O Desenvolvimento Profissional de Professoras que atuam em Primavera do Leste/MT: o aprender a ensinar no ciclo de Formação Humana
Adriana Werneck Regina - Mitopoética na percepção da natureza na aprendizagem Panará
Adriano da Silva Felix - A escravidão contemporânea em um canavial mato-grossense e a Educação como prática da liberdade: condições de possibilidades para as práxis de um movimento abolicionista do século XXI, em Mato Grosso.
Afonso Henrique Souza Nogueira - O tratamento dado aos conhecimentos prévios dos estudantes da Educação de Jovens e Adultos na resolução de problemas matemáticos: concepções e práticas dos professores.
Agenor de Oliveira - Movimentos sociais na Paróquia do Rosário e São Benedito na década de oitenta. Uma educação popular potencializadora de libertação?
Albérico Cony Cavalcanti - Ciência e Espiritualidade: o que pensam os professores de física sobre a relação Ciência e Espiritualidade.
Alessandra Christina Arantes Abdala Azevedo - A voz acena: a presença da voz na cena da aula
Alexandre Silva Abido - A interpretação geométrica dos números imaginários segundo Jean Robert Argand
Aline Rejane Caxito Braga - Dentro e fora da sala de aula: um estudo acerca das representações sociais dos licenciandos de Pedagogia da UFMT.
Aline Wendpap Nunes de Siqueira - A televisão sob o ponto de vista de crianças da periferia de Cuiabá.
Aloisio João Biserra - Contextualização: possiveis relações entre o olhar de professores de matemática e os livros didáticos adotados
Aluízio de Azevedo Silva Júnior - A liberdade na aprendizagem ambiental cigana dos mitos e ritos Kalon.
Alva D’Abadia Amaral - A vivência democrática da Escola Liberdade.
Amalia Luiza De Sandro Nery Ferreira - O saber filosófico como fundamento da educação para a cidadania.
Amarília Mathilde da Silva - O ensinar e aprender de professores da educação tecnológica no IFMT – Campus Cuiabá
Amasílio Dos Santos Vaz - Escola e Família: mediações para o desenvolvimento da leitura e do letramento
Ana Carolina Araujo da Silva - O ensino de Química via Internet: uma experiência com a metodologia da WebQuest.
Ana Conceição Elias e Silva - Egressos da Pedagogia / Convênio 035/94 – FUFMT: onde estão e o que pensam sobre sua formação.
Ana Izabel Duarte Lima - Um olhar no manual didático de matemática para o Ensino Médio: proposta de atividades envolvendo as Tecnologias de Informação e Comunicação
Ana Karina de Araujo Galvão - Narrativas de aprendizagem no processo formativo de licenciandos do curso de Pedagogia.
Ana Karina de Araújo Galvão - Narrativas de aprendizagem no processo formativo de licenciandos do curso de Pedagogia.
Ana Lucia Andruchak - Concepções e práticas curriculares de professores-formadores do Curso de Pedagogia da UNEMAT, campus de Sinop, e a perspectiva da escola organizada por ciclos.
Ana Maria de Souza Lima - A educação da Universidade Popular Comunitária no cotidiano das mulheres coartisentes.
Ana Paula da Silva Xavier - A leitura e a escrita na cultura escolar primária de Mato Grosso (1837 – 1889).
Ana Paula Ennes de Miranda Eto - POR ENTRE O MOVIMENTO ESCOLANOVISTA: Estudos em torno de escolas brasileira e argentina.
Ana Paula Gomes de Moraes - Narrativas de vida e de formação: as aprendizagens dos professores de Educação de Jovens e Adultos.
Ana Paula Kuhn - Práticas Avaliativas de Egressos do curso de Pedagogia a Distância da UFMT: implicações da formação inicial e o exercício de ser professor
Anderson de Sousa Santana - Trabalho docente nos tempos atuais: representações sociais de alunos das licenciaturas em Ciências Exatas do campus cuiabano da UFMT
André Jefferson Marinho dos Santos - Como fundamentar os números naturais do ponto de vista da aplicação.
Andre Luiz Lopes de Oliveira - Saberes profissionais docentes no curso de Fisioterapia.
Andrea Alves Ulhôa - O estágio curricular supervisionado no curso de Pedagogia e a aprendizagem profissional da docência: alguns elementos para reflexão.
Andrea Giulietti Farias - Brincar em psicanálise: escutando professores de educação de crianças.
Andrea Viana de Souza Machado - Programa mais Educação em Escolas Públicas Municipais de Alta Floresta-MT: uma análise da Educação em Ciências
Andreia Aparecida de Oliveira Cambraia - O pensar e o fazer de alfabetizadoras e alunos da EJA em uma escola pública de Cuiabá-MT.
Andréia Cristina Rodrigues Trevisan - Educação Matemática e Multiculturalismo: uma análise de imagens presentes em livros didáticos
Andréia da Silva Pereira - O ambiente e a publicidade: elos para a Educação Ambiental.
Anelisa Prazeres Veloso de Souza - Alfabetização de jovens e adultos em Mato Grosso: uma leitura das campanhas oficiais de 1947 a 1990.
Ângela Rita Christofolo de Mello - Um estudo do programa Letração de 2004 a 2007: dilemas e perspectivas da alfabetização de jovens e adultos em Mato Grosso.
Angélica Aparecida Valentim - Educação e consciência política: um estudo de caso no Projeto de Assentamento Sadia Vale Verde, em Cáceres, Mato Grosso.
Angelo Boreggio Neto - Consumo sustentável e Educação Ambiental: um diálogo necessário.
Anne de Matos Souza - Representações de adolescentes brancos sobre jovens negras, alunos de uma escola pública no município de Araputanga-MT.
Anne Harumi Mizuguchi Nakazawa - Práticas escolares de matemática no 1º ano do 1º ciclo do Ensino Fundamental
Antônio Beloto Sobrinho - Leitura na biblioteca central da UFMT: discurso e cotidiano dos mediadores e usuários.
Antonio Marcos Passos de Mattos - Universidade Popular Comunitária: é possível uma outra educação?.
Aparecida Maria de Paula Barbosa da Silva - Aprendizagem da docência dos professores que atuam na educação de jovens e adultos.
Aparecido Aires - A matemática e a história dos números decimais
Aparecido Borges da Silva - Mato Grosso nos livros didático de história (1889-1930): imaginários e representações
Aristides José da Silva Junior - Programa Saúde na Escola: Limites e possibilidades intersetoriais para o desenvolvimento do autocuidado
Artema Santana Almeida Lima - Cosmologia educativa: a educação ambiental na vida dos Kaiabi do Xingu.
Auzeni Maria Alves Nunes - As ações educativo-ambientais no combate ao desperdício da água em Colorado do Oeste, Rondônia.
Bruna Luise da Silva - Representações sociais de acadêmicos em Pedagogia da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Cuiabá, sobre mudanças na educação.
Camila Emanuella Pereira Neves - A produção associada em Capão Verde: entre bananas, saberes e utopias
Carla Adriana Rossi Ramos - De Mãe Substituta a Babá Malvada? representações sociais sobre Professora de Bebês segundo acadêmicos de Pedagogia da UFMT, Campus Cuiabá
Carla Patrícia Marques de Souza - Os jovens negros e a educação em Cuiabá (1889-1910).
Carla Sprizão Ponce - Educação integral na escola pública: uma reflexão fenomenológica sobre concepções e vivências no contexto do Programa Mais Educação
Carlos Alberto Caetano - Projovem Urbano do município de Várzea Grande-MT: narrativas de trájetorias e percursos formativos de professores
Carlos Américo Bertolini - Encenações Patrióticas: A Educação e o Civismo a Serviço do Estado Novo (1937 - 1945)
Carlos André de Oliveira Câmara - Desenvolvimento profissional da docência de professores bacharéis que atuam no curso de direito: o que revelam as narrativas?
Carlos Aparecido Paulino - Acesso diferenciado de alunos brancos e negros de um bairro periférico de Cuiabá
Carlos Henrique Tavares de Freitas - Biblioteca, leituras e leitores: um estudo no contexto da UFMT
Carlos Humberto de Almeida - A comunidade Santa Angelita: o “Nomos” como construção e ordenamento de mundos nos caminhos de sua humanização.
Carlos Klaus - O processo de construção da gestão democrática escolar: desafios da relação entre a SME e as escolas municipais de Cuiabá.
Carmen Cinira Siqueira Leite - Trajetórias de professoras negras: vida escolar e profissão.
Carmen Lúcia Coelho Acosta - Curso de Ciências Naturais e Matemática ofertado pela UFMT/UAB: uma análise das concepções de integração curricular
Cátia Gohda Ruiz de Lima - A reciclagem e as representações sociais na construção do cenário ambiental: um estudo de caso.
Catiane Peron - A tendência ao vórtice da desconstrução: Reflexão sobre a condição do adoecimento
Célia Cristina Muraro - Da ordem do discurso ao discurso do ordenador.
Célia Margarida de Campos Leite - Educação ambiental em espaços não-escolarizados: um estudo na comunidade pantaneira de Barra do Aricá, Santo Antônio de Leverger, Mato Grosso.
Célia Souza Homem - Contribuições do Programa de monitoria da UFMT para a formação inicial à docência no ensino superior.
Celso Ferreira da Cruz Victoriano - (Manãa) – Canoa pantaneira do Rio Paraguai: manifestação cultural na comunidade Potreiro, Cáceres, Pantanal Matogrossense.
Cezar Augusto da Silva Flores - A escolha do curso superior no sistema de selação unificada - SISU: o caso do curso de enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Sinop
Cínara Almeida Barcelos - A leitura dos gêneros do discurso em três escolas públicas de Cuiabá/MT
Cinthya Cardozo da Silva Sposito - O ensino da ética em cursos de computação: normativo ou dialógico?
Cirene Sousa e Silva - Leitura na Educação de Jovens e Adultos no Ensino Médio em uma escola estadual de Cuiabá-MT.
Claudemir Gomes da Cruz - Educação física-esportes da Escola Estadual Nilza de Oliveira Pipino Entre 1978-2010: 32 anos de memória no município de Sinop-MT
Claudia Aparecida dos Santos Valadares - Práticas de leitura e de escrita na educação infantil em Várzea Grande - MT.
Claudia Cristina Ferreira Carvalho - Ser no brincar, o brincar de ser o grupo: um estudo sobre a noção de pertença numa comunidade negra do Mutuca em Nossa Senhora do Livramento.
Cláudia Cristine Maia Mendes - Leitura: concepções e práticas de professores e alunos, em uma escola pública de Cuiabá-MT.
Claudia da Consolação Moreira - EDUCOM.RÁDIO: Indícios e Sinais.
Claudio José Santana de Figueiredo - (In)disciplina: a percepção de professores do ensino fundamental de uma escola pública de Cuiabá-MT.
Claudionor Alves Viana - Leitura e Literatura na Escola Livre Porto Cuiabá na perspectiva da Pedagogia Waldorf
Clayte de Paula Azevedo - Jovens, ensino superior e vestibular: egressos do curso técnico em Química do CEFETMT no curso de Química da UFMT.
Cleide Aparecida Ferreira da Silva - A formação docente desenvolvida na escola: limites, avanços, desafios e perspectivas.
Cleonice Ferreira do Nascimento - História de vida de professoras negras: trajetórias de sucesso
Cleonice Poloto - O projeto ELOVIDA – Cuiabá-MT, 2001 – 2004: uma leitura pedagógica e política.
Cleusa Maria Pegorini Batista - As representações sociais dos professores do Ensino Fundamental na rede pública municipal, em Cuiabá, acerca de suas atividades acadêmicas.
Cleusa Moreira dos Anjos Barcelos - Leitura de textos escritos: prática e desenvolvimento da compreensão leitora.
Cleuza Regina Balan Taborda - Conselho escolar como unidade executora: limites e possibilidades no processo de construção da gestão democrática.
Cristiane Rodrigues da Silva - A pesquisa como princípio de organização curricular: um estudo no curso de Pedagogia da UFMT/Rondonópolis.
Dáltron Mauricio Ricaldes - Concepção de qualidade expressa pelos professores de matemática de escolas públicas de cáceres-mt: a relação entre a avaliação de desempenho da prova Brasil e o resultado do processo de ensino e aprendizagem realizado pela escola
Daniela Bonfim de Castro - Concepções de professores sobre ensino e aprendizagem da Geometria Plana na Educação de Jovens e Adultos dos CEJAs de Cuiabá/MT
Daniela de Freitas Coelho - Eles não são como os outros: o que dizemos quando o diferente se torna especial?
Daniela Mendes Piloni Botelho - Ensino superior, juventude e trabalho: estudantes de cursos de licenciatura e o interesse pelo saber.
Danilo Garcia da Silva - Análise sobre o uso dos relatórios de atividades de Moodle no acompanhamento de alunos em cursos de graduação
Dayenne Karoline Chimiti Pelegrini - Educação moral e cívica: disciplina e poder disciplinar no ensino de primeiro grau mato-grossense da década de 1970
Dayse Iara Ferreira de Oliveira - Caminhos formativos que conduzem à Pedagogia.
Débora Roberta Borges - Movimento de Educação de base: ação e repercussão em Mato Grosso
Dejacy de Arruda Abreu - A educação na festa: tecituras da cultura popular na festa de São Benedito em Cuiabá.
Delvair Maria David de Moraes - Professoras leitoras e formadoras de alunos leitores: relações entre trajetórias iniciais de leitura e prática docente.
Demilson Benedito do Nascimento - HERMANN GÜNTER GRASSMANN (1809-1877) E O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO GEOMÉTRICO: A COMPLEMENTARIDADE ENTRE ALGUNS ASPECTOS DA DIE LINEALE AUDEHNUNGSLEHRE (1844)
Denise Hunsche Klein - Violência na escola segundo alunos.
Denize Aparecida Rodrigues de Amorim - O processo educativo na formação de um grupo de trabalho de mobilização social no caso do zoneamento de Mato Grosso
Dilson Thomaz - Escolha e uso de livro didático de matemática: um estudo com professores do Ensino Médio que trabalham na mesma série no período diurno e noturno
Dionéia da Silva Trindade - Atividades acadêmicas de professores universitários: um estudo de representações sociais.
Dirceu Blanski - A articulação dos saberes docentes no processo de formação do acadêmico do curso de Pedagogia a Distância do IE/UFMT: os seminários temáticos como “locus” de possibilidades.
Diva Mari Marinho da Silva - Teatro na escola: a percepção dos alunos do ensino médio sobre uma experiência na Escola Agrotécnica Federal de Colorado do Oeste-RO.
Diva Maria de Oliveira Mainardi - A formação de mulher para se tornar policial militar em Mato Grosso.
Donizeti Ferreira Barbosa Junior - O brincar de crianças acometidas pelo câncer: efeitos e saberes.
Dorcas Florentino de Araújo Silva - A Educação Ambiental e participação comunitária nas entrelinhas de um planejamento espacial local.
Dulcilene Rodrigues Fernandes - A formação dos professores indígenas de Tadarimana compreendida como um rito de passagem.
Edenar Souza Monteiro - Educação e discriminação racial: convergências e divergências na percepção de famílias negras e brancas no município de Cuiabá.
Éderson Andrade - Política de Currículo para a Escola Organizada por Ciclos de Formação: articulações, discursos e significantes nas Orientações Curriculares para a rede Estadual de Mato Grosso
Edie Correia Santana - Ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais: sobre complementos, realizações e possibilidades.
Edilamar da Silva Brandini - A política de ciclos em uma escola da rede estadual no município de Juara-MT
Edina Coleta Santiago - Concepções e práticas avaliativas de professores e de acadêmicos futuros professores, em curso de Licenciatura de Matemática.
Edinaldo Gomes de Souza - Educação Popular na Escola Pública: conflitos, limites e possibilidades
Edmilson Rezer - Oferta de cursos de formação de professores da área das ciências da natureza, no estado de Mato Grosso: análise do contexto das atuais políticas educacionais.
Edna Fernandes do Amaral - Conhecimento e (re)conhecimento na educação popular – o ponto de vista dos educadores populares – caso ABPH.
Edna Regina Uliana - Formação inicial e áreas de atuação profissional de egressos do curso de Licenciatura Plena em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Mato Grosso do período de 2004-2009
Edson Benedito Antunes Angelo da Silva - A Introdução de conceitos algébricos em Livros Didáticos do 8° ano do Ensino Fundamental à luz dos Registros de Representação Semiótica
Edson Benedito Rondon Filho - Fenomenologia da educação jurídica na formação policial militar.
Edson Gomes Evangelista - Percursos formativos de formadores de professores de língua portuguesa que atuam no Cefapro de Cuiabá-mt
Edson Gonçalves da Silva - Recontextualização do Currículo de Ciências Naturais no 2º ciclo do Ensino Fundamental
Eduardo Breviglieri - Aulas na educação básica: um estudo sobre a ludicidade como linguagem que motiva.
Eduardo Ferreira Baldoino - A formação docente em Ciências Biológicas – um estudo com professores iniciantes.
Eduardo Ferreira da Cunha - Grupo escolar “Palácio da Instrução” de Cuiabá (1900-1915): arquitetura e pedagogia.
Eduardo Ribeiro Mueller - Educação do Campo na Amazônia Legal de Mato Grosso: o perfil do estudante egresso em relação à aprendizagem de Química
Egle Carillo de Faria - Histórias de leitura, concepções e práticas pedagógicas de professores.
Eleonor Raimundo da Silva - Tendências de formação profissional presentes nos estágios curriculares supervisionados no curso de Enfermagem da UFMT.
Eliana Alves Pereira Leite - Estratégias Metacognitivas na Resolução de problemas matemáticos: um estudo de caso com estudantes da educação de Jovens e Adultos
Eliane Aparecida Martins de Almeida - Progressões aritméticas e geométricas: praxeologias em livros didáticos de matemática
Eliel Ferreira da Silva - Escolha de cursos superiores por alunos de uma cooperativa de ensino na região do Médio Araguaia (Barra do Garças, MT).
Elisa Maria Jorge da Cunha - “Eu sei que não vou chegar aos 17 anos” um estudo das medidas sócio-educativas em Cáceres-MT, uma cidade de fronteira.
Elisangela Almeida Barbosa - A dança na formação de professores de educação física: saberes e conhecimentos na intervenção profissional
Elisângela de Melo Paes Leme Menezes - Ensino de leitura e escrita: entre reclamações e apoio pedagógico.
Elisangela Dias Brugnera - Estudo de atividades sequenciadas para o ensino de conceitos de geometria construídos por alunos utilizando o software GeoGebra
Elismar Bezerra Arruda - Uma tentativa de reinvenção da escola pública como instrumento de emancipação dos trabalhadores – o caso do Nep de Colíder
Eliza Moura Pereira da Silva - Representações socioespaciais da cidade de Cuiabá segundo crianças
Elizabeth Dias da Costa Wallace Menegolo - O ensino da produção textual escrita em uma escola de Cuiabá-MT: do prescrito ao realizado na década de 90.
Elizaine Bagatelli Okde - Reinserção escolar de meninas em situação de risco social: um diálogo com a educação, a cultura e a subjetividade.
Ellen Laura Leite Mungo - Meio Ambiente e Educação: um olhar para a prática pedagógica no Ensino Fundamental da Escola Dr. Estevão Alves Corrêa, Cuiabá-MT.
Eloisa Rosana de Azeredo - A associação comunitária e de micro produtores rurais de São Pedro de Joselândia: Um estudo sobre trabalho e produção de saberes
Elton Castro Rodrigues dos Santos - ESCOLAS REUNIDAS: na sedimentação da escola moderna em Mato Grosso (1927-1950)
Emanuel Santana - Conexões: movimento social, educação popular e cinema.
Emerson da Silva Ribeiro - Concepções de professores em Avaliação, Educação Matemática e Educação de Jovens e Adultos: buscando interfaces.
Endrigo Antunes Martins - A influência da matematização na aprendizagem de Ciências Naturais: um estudo sobre a aprendizagem da cinemática no 9º ano do Ensino Fundamental
Enilda Euzebio da Silva - Projeto UCA em Mato Grosso: práticas de leitura e escrita
Enjy Riad Danif - Violência na escola, novas configurações familiares e amor: escutando a família.
Erzy Dias de Souza - Ser ou não ser professor: representações sociais dos alunos de licenciaturas UFMT, campus Cuiabá.
Estela Inês Leite Tosta - A formação de professores de educação infantil: um estudo a partir de profissionais em exercício.
Eucaris Joelma Rodrigues Ferreira - A emancipação nas relações de poder em um currículo organizado em ciclos
Euguidson Jorge Camargo - A Matemática e a Construção da cidadania na Educação de Jovens e Adultos: concepções de professores que atuam no ensino médio em Cuiabá e Várzea Grande-MT
Eunice Pereira Zandona - Trajetória escolar de jovens negros do Ensino Médio: perspectivas em relação ao Ensino Superior.
Evanildes de Arruda Bordalho - O trabalho de gestores escolares no contexto de escolas estaduais organizadas por ciclos de formação.