A QUIMICA NA LIMPEZA DOMÉSTICA

 

ALVES, Sandra

 CARVALHO, Ivanete

 

O presente trabalho relata uma atividade pedagógica integrada, realizada com alunos do 1º Ano do Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), das escolas Estaduais: Alternativa e Dr. Guilherme no Município de Juina. A abordagem temática foi a “Química na Limpeza”, que teve como objetivo a preparação de produtos de limpeza utilizados nos trabalhos domésticos, aplicando assim, conhecimentos específicos sobre os conceitos trabalhados nas aulas de Química.

Utilizando-se de práticas pedagógicas significativas no Ensino de Química, o tema foi desenvolvido em uma abordagem interdisciplinar e contextualizado, aplicando conceitos de Matemática, Física e Área de Linguagem.

A culminância se deu através da aula prática, utilizando materiais acessíveis aos alunos que produziram variados produtos de limpeza, como também cartazes e relatórios, os quais expuseram na Oficina Pedagógica da Escola para toda Comunidade Escolar.

Com a realização desta atividade pedagógica, percebemos que a interação entre o conhecimento científico e o conhecimento do cotidiano torna o aprendizado significativo, além de possibilitar uma alternativa de economia na renda familiar.

 

Escola Estadual Alternativa

sandrajuina@ig.com.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESUMO EXPÁNDIDO

A QUIMICA NA LIMPEZA

ALVES, Sandra

 CARVALHO, Ivanete

 

INTRODUÇÃO

 

         O presente trabalho relata uma atividade pedagógica integrada, realizada com alunos do 1º Ano do Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos), das escolas Estaduais: Alternativa e Dr. Guilherme no Município de Juina, que teve como abordagem temática a “Química na Limpeza”.

Poucos alunos têm a oportunidade de utilizar os conhecimentos adquiridos em sala de aula de forma prática. Uma aula de experimento desperta bem mais o interesse do aluno.

É importante que o aluno perceba que os conteúdos não são estanques na área do conhecimento. Com esse pressuposto, acreditamos que o embasamento sobre a produção de materiais de limpeza, articulado com o conhecimento teórico sobre substâncias químicas, auxilia na produção de conhecimentos mais significativos, contribuindo ainda com a economia doméstica.

Assim sendo, esta atividade teve como objetivo, através da manipulação de substâncias químicas, a preparação de produtos de limpeza utilizados nos trabalhos domésticos, aplicando assim, conhecimentos específicos sobre os conceitos trabalhados nas aulas de Química.

 

 

 

 

 

 

 

METODOLOGIA

 

Para um trabalho mais efetivo, partiu-se das discussões sobre práticas pedagógicas significativas no Ensino de Química.

A abordagem temática foi de forma interdisciplinar e contextualizada, envolvendo conceitos de Matemática, Física e Área de Linguagem.

A culminância se deu através da realização da aula prática, onde foi produzido materiais de limpeza caseiros, utilizando recursos acessíveis aos alunos.

Toda a produção, como: cartazes, produtos de limpeza e relatórios, foram expostos durante a Oficina Pedagógica da Escola para toda Comunidade Escolar.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

RESULTADOS

 

         Todos os textos, relatórios, cartazes e os produtos de limpeza produzidos pelos alunos foram expostos na Oficina de Pesquisa para a Comunidade Escolar.

         Para cada produto apresentado, foi explanada a dinâmica e os recursos utilizados para a sua produção.

         A tabela foi confeccionada para fins de exposição dos resultados.

**Tabela contendo relação nominal dos materiais de limpeza produzidos pelos alunos, preço custo e lucro. (abaixo):

 

Produto de Limpeza

 

Valor mercado

 

Valor gasto

 

Lucro

 

Detergente líquido

 

R$ 1,10

 

R$ 0,28

 

R$ 0,82

 

Amaciante/L

 

R$ 4,70

 

R$ 0,65

 

R$ 4,05

 

Desinfetante/L

 

R$ 2,30

 

R$ 0,71

 

R$ 1,59

 

Sabonete líquido

 

R$ 3,80

 

R$ 0,90

 

R$ 2,90

 

CONCLUSÃO

 

         Com a realização desta atividade, percebemos que através de aulas práticas significativas, o aluno tem melhor compreensão dos conteúdos abordados nas aulas teóricas, pois proporciona uma interação mais efetiva entre o saber científico e o saber do cotidiano, e que os produtos químicos fabricados por eles, poderão contribuir com a economia da renda familiar.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

FELTRE, Ricardo. Fundamentos da Química.3ª edição- São Paulo: Ed. Moderna,2001.

SANTOS, Wildson Luiz Pereira e SOUZA, Gerson. Química e Sociedade. Volume único, Ensino Médio- São Paulo: Ed. Nova Geração, 2005.

AZEVEDO, Clayte de Paula. Aprenda a fazer produtos de limpeza caseiro. In mimio, 2005

Escola Estadual “Alternativa”

sandrajuina@ig.com.br