PROPOSTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

 

MINI CURSO – GT:12 IN LOCO: AS MANIFESTAÇÕES ESPACIAIS NAS SÉRIES INICIAIS.

 

Ministrante: Antonia Ieda Delfino Mestranda em Geografia/UNESP P.P./SP

 

Ementa: O espaço como conceito central no ensino de Geografia; A Geografia nas séries iniciais; As manifestações espaciais; Diferenciações espaciais; Metodologias aplicadas ao ensino de Geografia nas séries iniciais.

 

Justificativa: O ensino da geografia ao longo dos últimos anos passou por uma série de mudanças significativas no contexto do ensino básico. Trabalhar a temática geográfica tem se demonstrado instigante e dinâmico no ensino fundamental e médio onde profissionais formados na área percebem o dinamismo das mudanças sociais e espaciais ocorrerem e tentam trabalhar tais mudanças no cotidiano de seus alunos. No entanto, nas séries iniciais no Brasil, não é comum encontrar um professor com formação em geografia trabalhando nas séries iniciais, o que nos leva oferecer a presente proposta, com o objetivo de levar a esses profissionais uma leitura rápida de como se trabalhar e enxergar a geografia e o espaço no seu cotidiano da sala de aula e conseqüentemente na construção do saber geográfico nos seus alunos através de uma metodologia clara e de fácil aplicação.

 

Objetivos:

● Favorecer a construção do conceito de espaço;

● Compreender a função da Geografia nas séries iniciais;

● Entender o processo das diferenciações espaciais;

● Conhecer metodologias aplicadas ao ensino da Geografia nas séries iniciais.

 

Conteúdos:

● O conceito de espaço para a Geografia;

● A função da Geografia como disciplina escolar;

● As diferenciações espaciais;

● Metodologias aplicadas ao ensino da Geografia nas séries iniciais.

 

Metodologias:

Aulas expositivas dialogadas;

Interação com o espaço da sala de aula na construção do saber;

O espaço ocupado pelo público utilizado como diferenciação espacial.

 

Recursos Didáticos:

Retroprojetor;

Giz.

Textos.

 

Avaliação:

Ocorrerá durante o desenvolvimento dos trabalhos.

 

BIBLIOGRAFIA

ALMEIDA, R. D. de; PASSINI, E. Y. O espaço geográfico: ensino e representação. 7.ed. São Paulo: Contexto, 1999.

 

CASTROGIOVANNI, A. C.; GOULART, L.B. Uma Contribuição à Reflexão do Ensino de Geografia: A Noção da Espacialidade e o Estudo da Natureza. In: Geografia: pesquisa e prática social. Terra Livre. Marco Zero AGB. Abril de 1990. São Paulo. P. 109-118. 

 

GIRARDI, G. Leitura de mitos em mapas: um caminho para repensar as relações entre geografia e cartografia. In: Geografares. Vitória: Editora da Universidade Federal do Espírito Santo. V. 1, n° 1, junho de 2000. p.41-50.   

 

PAGANELLI, T. I. Para a construção do espaço geográfico na criança. In: O ensino da geografia em questão e outros temas. Terra Livre. Marco Zero AGB. Julho de 1987. São Paulo.129-148.

 

PASSINI,E. Y. Alfabetização cartográfica e o livro didático: uma análise crítica.2. ed. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1998.